ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS

Polo de Acolhimento (Proteção à Criança e Adolescentes)
Trata-se de um espaço montado para o atendimento e encaminhamento de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e filhos de trabalhadores do Carnaval.

  • Localizado no Clube Atlântico, Avenida Sigismundo Gonçalves – Carmo.
  • São oferecidas atividades lúdicas, recreativas e artísticas
  • Funcionamento de 7 a 20 de fevereiro de 2024, das 08h às 20h
  • Atendimento previsto para uma média de 70 crianças/adolescentes por dia.
    A Casa de Passagem também será utilizada para crianças de 0 a 4 anos com necessidades especiais. 
  • Haverá a oferta de refeições para as crianças e adolescentes acolhidos

Camarote da Acessibilidade:

  • Funciona durante os dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro, na Avenida Liberdade, Praça do Carmo, das 8h às 16h
  • São 60 vagas diárias para pessoas com deficiência, com seus respectivos acompanhantes
  • Haverá a oferta de refeições durante a permanência no espaço

Campanhas Educativas Promovidas

  • Haverá abordagens aos foliões sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas
  • Campanhas como “Não ao Assédio”, “Não é Não – Meu Corpo Não é Folia para Você”.
  • Campanha com ambulantes sobre a proibição de vendas de bebidas para menores de 18 anos.
  • “Racismo? Tô Fora!” 
  • Liberdade Religiosa por uma Cultura de Paz
  • Que o Respeito Vença o Preconceito.

 


 

Centro Especializado de Atendimento à Mulher – CEAM

Estará presente no posto do Carmo, com uma equipe composta por advogados, assistente social e psicólogo, junto com a guarda feminina e a Delegacia da mulher.

Centro POP 

  • Funciona normalmente na Avenida Santos Dumont, no Varadouro, das 8h às 17h
  • Oferece serviços de acolhimento para pessoas em situação de vulnerabilidade durante o período carnavalesco

 


 

População LGBTQIA+

  • Durante todos os dias da folia, agentes sociais e arte-educadores estarão nas ruas, promovendo a distribuição de materiais informativos sobre a campanha “Que o Respeito Vença o Preconceito”
  • Para casos de irregularidades ou qualquer tipo de ameaça à integridade, os cidadãos serão orientados a acionar as forças de segurança presentes no local, ou ainda contar com o atendimento do Disque-Denúncia, pela central 190.
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